quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

RELATÓRIO DE ESTÁGIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

                             Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes
                              5º Período/ Pedagogia
                              Acadêmica: Natana Fiore Fagundes Alves
                              Disciplina: Estágio Curricular Super. Monitoria e     
                              Docência Na Educação Infantil/ Orient. de Monografia
                              Professora: Márcia Olidia



















RELÁTORIO DE ATIVIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO














                        





Janaúba/2010

NATANA FIORE FAGUNDES ALVES

















RELÁTORIO DE ATIVIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO


Trabalho apresentado em cumprimento parcial para obtenção de nota, na disciplina ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO MONITORIA E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL/ ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA, do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Montes Claros. Campus-Janaúba.
Professor: Márcia Olidia.
















Janaúba/2010

SUMARIO


1- INTRODUÇÃO..............................................................................................04


2- DESENVOLVIMENTO...................................................................................04

2.1- CARACTERIZAÇÃO DAESCOLA.............................................................04

2.2- CARACTERIZAÇÃO DA SALA DE AULA E DO PROFESSOR..............05

2.3- CARACTERIZAÇÃO DE 5 CRIANÇAS.....................................................05

2.4- RELATO DA OBSERVAÇÃO....................................................................06

2.5- ANÁLISE DA OBSERVAÇÃO...................................................................08



3- CONCLUSÃO...............................................................................................11


4- REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ............................................................13


5-  ANEXOS.....................................................................................................14













O presente trabalho visa relatar as observações realizadas durante o estágio na disciplina do Ensino das Ciências Naturais em uma turma de 3ª série do SEJA I - Segmento de Educação de Jovens e Adultos que teve como objetivo observar a metodologia utilizada em sala de aula pela professora regente, contrapondo com o conhecimento teórico, adquirido durante o estudo dessa disciplina.

Por acreditar que o educando do curso de Pedagogia precisa estar preparado para atuateóricos de uma forma ampla e abrange


1-    INTRODUÇÃO
Nos dias atuais a sociedade esta mais consciente sobre a importância da educação para crianças de zero a seis anos, por isso esse relatório de observação serve como um instrumento significativo para relacionar a teoria com a prática em sala de aula.
O presente relatório tem como objetivos caracterizar a escola observada, a sala de aula, o professor e cinco alunos. E posteriormente será feito uma análise entre os estudos realizados em sala de aula com a prática observada.

2- DESENVOLVIMENTO

2.1- CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

A observação foi realizada no Centro Municipal de Educação Infantil  que se localiza na na cidade de Jaíba, Minas Gerais. Iniciou suas atividades escolares em meados de fevereiro de 1996.
 O CMEI São Pedro está centrado em um espaço periférico da cidade e atende 280 crianças de zero à seis anos e recebeu este nome em homenagem a um representante do poder legislativo daquela epoca, Pedro Marques De Oliveira, pelo seu desenvolvimento em prol de uma Educação de qualidade destinada ao povo Jaibense.
O espaço físico da escola é composto por 08 salas de aula, 02 banheiros, 02 conzinhas, 01 sala para secretaria e diretoria, 01 patio e 01 espaço grande no fundo da escola sem utilidade.
O corpo administrativo da escola é formado por uma coordenadora com formação em Magisterio, uma supervisora e uma secretária com formação em Pedagogia e a maioria dos professores estão cursando Pedagogia.
Os recursos pedagogicos oferecidos pela escola é escasso, não dispõe de livros literários, material lúdico, brinquedos e outros materiais necessarios para a educação infantil. Disponibiliza aos prfessores e alunos materiais básicos como lápis, borracha, cadernos e outros.

2.2- CARACTERIZAÇÃO DA SALA DE AULA E DO PROFESSOR

O espaço da sala de aula é muito pequeno, aproximadamente 4x5mt². Apresenta mesas e cadeiras de plásticos com tamanhos adequados para a altura das crianças. O quadro-negro é pequeno ( 2x1mt²) e a falta de luminosidade dificulta a visualização .
A falta de material e a inadequação do espaço dificulta o trabalho do professor, como afirma a professora e a coordenadora no questionário respondido por elas ( segue em anexo).
A turma do 2º Periodo observada possue 13 crianças, de cinco a seis anos. A professora é graduada em Pedagogia e atua na educação infantil à 6 anos. A professora é bastante organizada, elabora o plano de aula semanalmente e apresenta uma pasta onde é anexado todas atividades desenvolvidas.

2.3- CARACTERIZAÇÃO DE 5 CRIANÇAS
As crianças  observadas foram nomeadas como A, B, C, D e E.
A criança A apresenta um excelente  convívio com os demais adultos presentes na escola e relaciona-se muito bem com todos os colegas . É uma criança muito tranqüila , independente e criativa sendo muito organizada com seu material individual e coletivo. Respeita as regras e combinados ( da escola e da sala de aula ). Têm um ótimo comportamento. Participa de todas as atividades propostas com prazer. Em alguns momentos apresenta timidez. É assídua e pontual. Revela habilidades motoras, coordenação motora, sequência lógica e percepção. Quanto à assimilação e fixação dos conteúdos é excelente, independente e realiza todas as atividades. Apresenta atenção e concentração em sala de aula e é participativa. Faz leitura de letras e de algumas palavras assim, como o registro dos mesmos  sem auxílio da professora. Seria e classifica objetos. Reconhece e registra os numerais fazendo o uso adequado dos mesmos no dia a dia.  Têm noção de si mesma , família, escola , alimentação e profissão.
A criança B apresenta dificuldades de socialização com os colegas e com o professor. È uma criança inquieta, agride os colegas e assim as outras crianças acabam se afastando dela. Apresenta dificuldades para reconhecer as letras do próprio nome.
A criança C é uma criança muito inteligente, comunicativa e socializa bem com seus colegas. Reconhece todas as letras, faz leitura de algumas palavras e é a primeira a terminar as atividades propostas. E em relação a matemática, ela reconhece os números de 0 á 9 e consegue relacionar esses números com o numero de objetos ou pessoas.
A criança D é comunicativa , mas apresenta dificuldades para pronunciar as palavras e para realizar  atividades escritas. Ela gosta muito de dançar e sempre mostra as atividades que fez para os adultos que estão próximos dela.
A criança E tem dificuldades para socializar com os colegas, não gosta de fazer as atividades, agride os colegas. Apresenta dificuldades para reconhecer as letras, os números e não faz as tarefas de casa.


2.4- RELATO DA OBSERVAÇÃO

A observação foi realizada do dia 18 de Outubro à 27 de Outubro de 2010  no 2º Período da Educação Infantil, no período vespertino.
Nos dias 18, 19,20, 21 e 22 de outubro foi realizado atividades para comemorar e festejar a semana da criança. No dia 18 de outubro foi desenvolvido o Dia da Beleza, com cuidados com os cabelos, unhas, maquiagem e pintura artística no rosto das crianças.
No dia 19 de outubro de 2010 foi realizado a apresentação teatral da história Chapeuzinho Vermelho, apresentada pelos professores. E depois teve brincadeiras competitivas e lanche coletivo.
No dia 20 de outubro de 2010 foi realizado o  Baile a fantasia na boate Maipoint com Brincadeiras: Chicotinho Queimado, o melhor dançarino(a) e a melhor fantasia.
No dia 21 de outubro de 2010 foi realizado a Gincana com Brincadeiras competitivas valendo prendas, danças, jogos, adivinhas e lanche coletivo.
No dia 22 de outubro de 2010 foi encerrado a semana da criança com festinha incluindo musicas, danças, brincadeiras: cama elástica e dança da cadeira.
No dia 25 de outubro de 2010 a aula foi iniciada as 13 hrs com Músicas de Boa Tarde e do Alfabeto. Em seguida, a professora começou a trabalhar com a letra R, propondo aos alunos uma atividade ( segue em anexo) onde eles deveriam circular o som inicial de palavras que iniciam com a letra R e depois escrever e separar silabas de palavras que iniciam com a letra R. As 15 hrs a professora pediu que os alunos, de dois em dois, fossem lavar as mãos para lanchar. Em seguida fizeram a oração e cantaram a musica “Meu Lanchinho”. Em seguida os alunos que trouxeram lanche lancharam e depois eles foram para o pátio, onde teve o lanche coletivo. Após o lanche coletivo foi iniciado o recreio. As 16 hrs os alunos retornaram para a sala com a professora  e foi iniciado uma atividade de colagem ( segue em anexo) onde os alunos deveriam colorir o desenho do rato e colar corações na roupa dele. As 16 hrs e 45 min foi entregue e explicado a Tarefa para casa ( segue em anexo) onde os alunos deveriam completar a cruzadinha com a letra R. E as 17 hrs todos os alunos da escola com seus professores vão para o pátio e esperam os pais para busca-los.
No dia 26 de outubro a aula foi iniciada as 13hrs com Musicas de Boa Tarde e do Alfabeto. Em seguida a professora trabalhou com os Meios de Comunicação, mencionando e explicando a utilidade de cada um ( radio, televisão, computador, jornal, carta e orelhão). Em seguida, a professora entregou um poema sobre os meios de comunicação e leu o poema e depois pediu os alunos para  circular no poema o nome dos meios de comunicação e depois escreve-los. As 15 hrs a professora pediu que os alunos, de dois em dois, fossem lavar as mãos para lanchar. Em seguida fizeram a oração e cantaram a musica “Meu Lanchinho”. Em seguida os alunos que trouxeram lanche lancharam e depois eles foram para o pátio, onde teve o lanche coletivo. Após o lanche coletivo foi iniciado o recreio. As 16 hrs os alunos retornaram para a sala com a professora e foi entregue uma atividade ( segue em anexo) de ensino religioso, nela os alunos deveriam elaborar com a professora  uma oração de agradecimento. As 16 hrs e 50 min a professora entregou e explicou a tarefa de casa ( segue em anexo), onde os alunos deveriam escrever o numero de patinhos que estavam na frente e atrás da mamãe patinha. E desenhar a patinha e seus filhotes.
No dia 27 de outubro de 2010 iniciou a aula cantando a musica “Indiozinho”. Depois foi trabalhado o número 9, para isso a professora entregou várias tampinhas aos alunos e  pediu que cada um separasse 9 tampinhas. Em seguida entregou uma atividade, pedindo que os alunos escrevessem o número “9” e a palavra “nove” várias vezes. As 15 hrs a professora pediu que os alunos, de dois em dois, fossem lavar as mãos para lanchar. Em seguida fizeram a oração e cantaram a musica “Meu Lanchinho”. Em seguida os alunos que trouxeram lanche lancharam e depois eles foram para o pátio, onde teve o lanche coletivo. Após o lanche coletivo foi iniciado o recreio. As 16 hrs os alunos retornaram para a sala com a professora e foi entregue uma atividade ( segue em anexo), onde deveria ser escrito dentro de cada circulo o numeral que representa a quantidade de balas de cada caixa. E as 17 hrs, como acontece todos os dias, todos os alunos da escola com seus professores vão para o pátio e esperam os pais para busca-los.


2.5- ANÁLISE DA OBSERVAÇÃO
Através dos estudos e da observação relaizada , é possível ver sim que o trabalho educativo pode criar novas condições para as crianças fazerem as suas descobertas, assim descobrindo novos sentimentos, valores, papeis socias e costumes. Porém, na prática não é proposto atividades as crianças que façam com que elas desenvolvam plenamente. Assim, como afirma VASQUEZ,( 2001)
"A aproximação da realidade possibilitada pelo Estagio Supervisionado e a Pratica da reflexão sobre essa realidade tem se dado numa solidariedade que se propaga para os demais componentes curriculares do curso, apesar de continuar sendo um mecanismo de ajuste legal usado para solucionar ou acobertar a defasagem existente entre conhecimentos teóricos e atividade pratica." (VASQUEZ, 2001,p.241)

Segundo o RCNEI,1998
"Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação." (RCNEI,1998,p.22).
Assim, durante a semana da crinça foi possivel observar o desenvolvimento de bricadeiras, onde as crianças poderam se fantasiar, desenvolver a imaginação e proporcionou a socialização entre as crianças. Porém, as outras atividades desenvolvidas na sala de aula foi trabalhada de forma cansativa e rotineira, contrapondo as propostas do referencial. Pois segundo o referencial, o desenvolvimento das aulas deve proporcionar que as crianças desenvolvam uma imagem positiva de si; descubram o próprio corpo e suas capacidades; estabeleçam vínculos afetivos com outras crianças e com professores; respeitem as diversidades culturais; sejam motivados a manter a curiosidade sobre os acontecimentos ao seu redor; tornem agentes transformadores do meio social em que estão inseridos; respeitem e preservem a natureza; tenham liberdade de se expressar transmitindo suas emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; e utilizem as diferentes linguagens corporais. Os conteúdos devem aparecer de forma a trabalhar as primeiras noções matemáticas, através de jogos, brincadeiras e materiais específicos; natureza e sociedade, através de discussões e projetos que levem o aluno a refletir sobre suas ações quanto ao meio em que vive; linguagem oral e escrita, onde o aluno possa manter contato com histórias e valores que devem permear o meio infantil; movimento, a fim de trabalhar as destrezas corporais, equilíbrio, coordenação motora ampla e fina, orientação espacial; arte, a fim de desenvolver trabalhos com o manuseio de tintas, colagens, esculturas, etc.; e música, que, além de ritmo, auxilia nos trabalhos corporais e de expressão.
Observei que a matemática não estava sendo trabalhada de maneira prazerosa e lúdica, mas sim de forma cansativa. Acredito que para se trabalhar com números, precisamos compreender que estes são símbolos que representam graficamente uma quantidade de coisas que poderiam ser representadas de forma mais prazeroza.
Para Lorenzato,

Ensinar é dar condições para que o aluno construa seu próprio conhecimento. Vale salientar a concepção de que há ensino somente quando, em decorrência dele, houver aprendizagem. Note que é possível dar aula sem conhecer, entretanto não é possível ensinar sem conhecer. Mas, conhecer o quê? Tanto o conteúdo (matemática) como o modo de ensinar (didática); e ainda sabemos que ambos não são suficientes para uma aprendizagem significativa. (2008, p.3)

Sendo assim, é imprescindível que o professor conheça a matemática e sua didática para que ele sinta a beleza dessa disciplina e o prazer de ensiná-la.
Em várias ocasiões os profissionais que trabalham com a criança não levam em consideração as dificuldades reais de aprendizagem e toda a complexidade que supõe. Muitos profissionais estão longe de conhecer os fatores e requisitos cognitivos, motores e psicológicos que são necessários para que se produza a aprendizagem favorável a matemática e, por isso, não atendem a essas dimensões no processo educativo.

Por isso, é importante que o professor perceba que pode trabalhar a matemática na Educação Infantil sem se preocupar tanto com a representação dos números ou com o registro no papel. Podemos pensar a matemática a partir de uma proposta que permita à criança criar, explorar e inventar seu próprio modo de expressão e de relação com o mundo. Tudo o que temos que fazer é criar condições para que a matemática seja descoberta, oferecer estímulo e estar atentos às descobertas das crianças.
O objetivo do ensino da matemática na Educação Infantil é abordada por Duval (2003) ao comentar:
O objetivo do ensino da matemática, em formação inicial, não é nem formar futuros matemáticos, nem dar aos alunos instrumentos que só lhe serão eventualmente úteis muito mais tarde, e sim contribuir para o desenvolvimento geral de suas capacidades de raciocínio, de análise e de visualização.

Então, um dos objetivos da Educação Matemática, é contribuir no desenvolvimento intelectual do aluno, para que ele expresse suas competências de formular hipóteses, estabelecer relações, organizar e interpretar dados, resolver e propor problemas, entre outras.
Em relação a Linguagem Oral e Escrita, foi observado atividades de repetição de escrita de  palavras, assim as crianças não tinham contato com histórias infantis, contribuindo pouco no desenvolvimento da escrita e da oralidade das crianças.
O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil – RCNEI (1998, vol 3) ressalta a importância do manuseio de materiais, de textos (livros, jornais, cartazes, revistas etc), pelas crianças, uma vez que ao observar produções escritas a criança, vai conhecendo de forma gradativa as características formais da linguagem. Isso é visível quando uma criança folheia um livro, imite sons e faz gestos como se estivessem lendo. Entretanto no cotidiano escolar, isso pode não ocorrer devido ao medo de que os livros se estraguem. Porém os alunos só aprenderão a ter cuidado com os materiais, se tiveram em contato com os mesmos. A criança só construirá conhecimento a cerca da leitura se estiver inserida em um ambiente favorável ao letramento que a possibilite presenciar e participar de situações de iniciação a leitura.
 Maricato (2005, p. 26), afirma que “O professor que atua precisa tornar-se leitor porque as crianças aprendem a ler com os gestos de leitura do outro”. Sendo assim, para que as crianças tomem gosto pela leitura é preciso que o professor também seja leitor.




3-    CONCLUSÃO

Coclui que o trabalho com a Educação Infantil é tão apaixonante quanto sério e requer do docente conhecimento sobre os conteúdos e metodologias para ensinar. Porém, alguns professores ainda ensinam de maneira desvinculada da realidade dos alunos. Por isso, se torna uma educação cansativa e sem sentido para a maioria dos alunos.
Portanto, o professor da Educação Infantil precisa ter consciência dos processos de aquisição do conhecimento, do papel social desses conhecimentos na formação do educando e de como esse conhecimento pode ser adquirido.






 4- REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

DUVAL, Raymond. Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In: MACHADO, Silvia Dias Alcântara. Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. Campinas: Papirus, 2003. p. 11-34.
EDUCAÇAO. Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Brasília: MEC, 1998.
LORENZATO, Sergio. Para aprender Matemática. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
MARICATO, Adriana. O prazer da leitura se ensina. Criança. Brasília. s/ v, n. 40, p. 18-26, set. 2005;
VASQUEZ, ADOLFO S. Filosofia da práxis. ISBN, 2007

8 comentários:

  1. to precisando de relatorio de observacao infantil

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  2. Tbm estou precisando de relatório de observação Jardim Iii
    ecrrcosta@gmail.com

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  3. Estou precisando de um relatório de observação do 1 periodo e 2 periodo por favor.

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  4. Preciso de um relatório de observação Jardim 2 com 2 laudas

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  5. Ola, me tirem uma dúvida, ao fazer estagio para educação infantil, qual instituição de ensino devo ir,a escola que oferta alfabetização/1º ano ou em creche? (Alunos do 0/4 anos)

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  6. Me ajudou muito na elaboração do projeto de pesquisa. Agradecida

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  7. Preciso de um relatório da educação infantil

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  8. Preciso do resultado da experiência de Estágio supervisionado

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