Universidade
Estadual de Montes Claros – Unimontes
5º Período/
Pedagogia
Acadêmica: Natana Fiore Fagundes Alves
Disciplina:
Estágio Curricular Super. Monitoria e
Docência Na
Educação Infantil/ Orient. de Monografia
Professora: Márcia Olidia
RELÁTORIO
DE ATIVIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Janaúba/2010
NATANA FIORE FAGUNDES ALVES
RELÁTORIO
DE ATIVIDADES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Trabalho apresentado
em cumprimento parcial para obtenção de nota, na disciplina ESTÁGIO CURRICULAR
SUPERVISIONADO MONITORIA E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL/ ORIENTAÇÃO DE
MONOGRAFIA, do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Montes Claros.
Campus-Janaúba.
Professor: Márcia
Olidia.
Janaúba/2010
SUMARIO
1- INTRODUÇÃO..............................................................................................04
2- DESENVOLVIMENTO...................................................................................04
2.1- CARACTERIZAÇÃO DAESCOLA.............................................................04
2.2- CARACTERIZAÇÃO DA SALA DE AULA E
DO PROFESSOR..............05
2.3- CARACTERIZAÇÃO DE 5 CRIANÇAS.....................................................05
2.4- RELATO DA OBSERVAÇÃO....................................................................06
2.5- ANÁLISE DA OBSERVAÇÃO...................................................................08
3- CONCLUSÃO...............................................................................................11
4- REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ............................................................13
5-
ANEXOS.....................................................................................................14
O
presente trabalho visa relatar as observações realizadas durante o estágio na
disciplina do Ensino das Ciências Naturais em uma turma de 3ª série do SEJA I -
Segmento de Educação de Jovens e Adultos que teve como objetivo observar a
metodologia utilizada em sala de aula pela professora regente, contrapondo com
o conhecimento teórico, adquirido durante o estudo dessa disciplina.
Por acreditar que o educando do curso de Pedagogia precisa estar preparado para atuateóricos de uma forma ampla e abrange
Por acreditar que o educando do curso de Pedagogia precisa estar preparado para atuateóricos de uma forma ampla e abrange
1- INTRODUÇÃO
Nos dias atuais a
sociedade esta mais consciente sobre a importância da educação para crianças de
zero a seis anos, por isso esse relatório de observação serve como um
instrumento significativo para relacionar a teoria com a prática em sala de
aula.
O presente
relatório tem como objetivos caracterizar a escola observada, a sala de aula, o
professor e cinco alunos. E posteriormente será feito uma análise entre os
estudos realizados em sala de aula com a prática observada.
2- DESENVOLVIMENTO
2.1- CARACTERIZAÇÃO DA
ESCOLA
A observação foi realizada no Centro Municipal de Educação Infantil que se localiza na na cidade
de Jaíba, Minas Gerais. Iniciou suas atividades escolares em meados de
fevereiro de 1996.
O CMEI São Pedro está centrado em um
espaço periférico da cidade e atende 280 crianças de zero à seis anos e recebeu
este nome em homenagem a um representante do poder legislativo daquela epoca,
Pedro Marques De Oliveira, pelo seu desenvolvimento em prol de uma Educação de
qualidade destinada ao povo Jaibense.
O espaço físico da escola é composto por 08 salas de aula, 02 banheiros, 02
conzinhas, 01 sala para secretaria e diretoria, 01 patio e 01 espaço grande no
fundo da escola sem utilidade.
O corpo administrativo da escola é formado por uma coordenadora com formação
em Magisterio, uma supervisora e uma secretária com formação em Pedagogia e a
maioria dos professores estão cursando Pedagogia.
Os recursos pedagogicos oferecidos pela escola é escasso, não dispõe de
livros literários, material lúdico, brinquedos e outros materiais necessarios
para a educação infantil. Disponibiliza aos prfessores e alunos materiais
básicos como lápis, borracha, cadernos e outros.
2.2- CARACTERIZAÇÃO DA
SALA DE AULA E DO PROFESSOR
O espaço da sala de aula é
muito pequeno, aproximadamente 4x5mt². Apresenta mesas e cadeiras de plásticos
com tamanhos adequados para a altura das crianças. O quadro-negro é pequeno (
2x1mt²) e a falta de luminosidade dificulta a visualização .
A falta de material e a
inadequação do espaço dificulta o trabalho do professor, como afirma a
professora e a coordenadora no questionário respondido por elas ( segue em
anexo).
A turma do 2º Periodo observada possue 13 crianças, de cinco a seis anos. A professora é graduada em Pedagogia e
atua na educação infantil à 6 anos. A professora é bastante organizada, elabora
o plano de aula semanalmente e apresenta uma pasta onde é anexado todas
atividades desenvolvidas.
2.3- CARACTERIZAÇÃO DE 5
CRIANÇAS
As crianças observadas foram nomeadas como A, B, C, D e
E.
A criança A apresenta um excelente convívio com os demais adultos presentes na
escola e relaciona-se muito bem com todos os colegas . É uma criança muito
tranqüila , independente e criativa sendo muito organizada com seu material
individual e coletivo. Respeita as regras e combinados ( da escola e da sala de
aula ). Têm um ótimo comportamento. Participa de todas as atividades propostas
com prazer. Em alguns momentos apresenta timidez. É assídua e pontual. Revela
habilidades motoras, coordenação motora, sequência lógica e percepção. Quanto à
assimilação e fixação dos conteúdos é excelente, independente e realiza todas
as atividades. Apresenta atenção e concentração em sala de aula e é
participativa. Faz leitura de letras e de algumas palavras assim, como o
registro dos mesmos sem auxílio da
professora. Seria e classifica objetos. Reconhece e registra os numerais
fazendo o uso adequado dos mesmos no dia a dia.
Têm noção de si mesma , família, escola , alimentação e profissão.
A criança B apresenta dificuldades de socialização
com os colegas e com o professor. È uma criança inquieta, agride os colegas e
assim as outras crianças acabam se afastando dela. Apresenta dificuldades para
reconhecer as letras do próprio nome.
A criança C é uma criança muito inteligente,
comunicativa e socializa bem com seus colegas. Reconhece todas as letras, faz
leitura de algumas palavras e é a primeira a terminar as atividades propostas.
E em relação a matemática, ela reconhece os números de 0 á 9 e consegue
relacionar esses números com o numero de objetos ou pessoas.
A criança D é comunicativa , mas apresenta
dificuldades para pronunciar as palavras e para realizar atividades escritas. Ela gosta muito de dançar
e sempre mostra as atividades que fez para os adultos que estão próximos dela.
A criança E tem dificuldades para socializar com
os colegas, não gosta de fazer as atividades, agride os colegas. Apresenta
dificuldades para reconhecer as letras, os números e não faz as tarefas de
casa.
2.4- RELATO DA
OBSERVAÇÃO
A observação foi realizada
do dia 18 de Outubro à 27 de Outubro de 2010
no 2º Período da Educação Infantil, no período vespertino.
Nos dias 18, 19,20, 21 e
22 de outubro foi realizado atividades para comemorar e festejar a semana da
criança. No dia 18 de outubro foi desenvolvido o Dia da Beleza, com cuidados
com os cabelos, unhas, maquiagem e pintura artística no rosto das crianças.
No dia 19 de outubro de 2010 foi realizado a apresentação
teatral da história Chapeuzinho Vermelho, apresentada pelos professores. E
depois teve brincadeiras competitivas e lanche coletivo.
No dia 20 de outubro de 2010 foi realizado o Baile a fantasia na boate Maipoint com
Brincadeiras: Chicotinho Queimado, o melhor dançarino(a) e a melhor fantasia.
No dia 21 de outubro de 2010 foi realizado a Gincana com Brincadeiras
competitivas valendo prendas, danças, jogos, adivinhas e lanche coletivo.
No dia 22 de outubro de 2010 foi encerrado a semana da
criança com festinha incluindo musicas, danças, brincadeiras: cama elástica e
dança da cadeira.
No dia 25 de outubro de 2010 a aula foi iniciada as
13 hrs com Músicas de Boa Tarde e do Alfabeto. Em seguida, a professora começou
a trabalhar com a letra R, propondo aos alunos uma atividade ( segue em anexo)
onde eles deveriam circular o som inicial de palavras que iniciam com a letra R
e depois escrever e separar silabas de palavras que iniciam com a letra R. As
15 hrs a professora pediu que os alunos, de dois em dois, fossem lavar as mãos
para lanchar. Em seguida fizeram a oração e cantaram a musica “Meu Lanchinho”.
Em seguida os alunos que trouxeram lanche lancharam e depois eles foram para o
pátio, onde teve o lanche coletivo. Após o lanche coletivo foi iniciado o
recreio. As 16 hrs os alunos retornaram para a sala com a professora e foi iniciado uma atividade de colagem (
segue em anexo) onde os alunos deveriam colorir o desenho do rato e colar
corações na roupa dele. As 16 hrs e 45 min foi entregue e explicado a Tarefa
para casa ( segue em anexo) onde os alunos deveriam completar a cruzadinha com
a letra R. E as 17 hrs todos os alunos da escola com seus professores vão para
o pátio e esperam os pais para busca-los.
No dia 26 de outubro a aula foi iniciada as 13hrs com Musicas
de Boa Tarde e do Alfabeto. Em seguida a professora trabalhou com os Meios de
Comunicação, mencionando e explicando a utilidade de cada um ( radio,
televisão, computador, jornal, carta e orelhão). Em seguida, a professora
entregou um poema sobre os meios de comunicação e leu o poema e depois pediu os
alunos para circular no poema o nome dos
meios de comunicação e depois escreve-los. As 15 hrs a professora pediu que os
alunos, de dois em dois, fossem lavar as mãos para lanchar. Em seguida fizeram
a oração e cantaram a musica “Meu Lanchinho”. Em seguida os alunos que
trouxeram lanche lancharam e depois eles foram para o pátio, onde teve o lanche
coletivo. Após o lanche coletivo foi iniciado o recreio. As 16 hrs os alunos
retornaram para a sala com a professora e foi entregue uma atividade ( segue em
anexo) de ensino religioso, nela os alunos deveriam elaborar com a professora uma oração de agradecimento. As 16 hrs e 50
min a professora entregou e explicou a tarefa de casa ( segue em anexo), onde
os alunos deveriam escrever o numero de patinhos que estavam na frente e atrás
da mamãe patinha. E desenhar a patinha e seus filhotes.
No dia 27 de outubro de 2010 iniciou a aula cantando a
musica “Indiozinho”. Depois foi trabalhado o número 9, para isso a professora
entregou várias tampinhas aos alunos e
pediu que cada um separasse 9 tampinhas. Em seguida entregou uma
atividade, pedindo que os alunos escrevessem o número “9” e a palavra “nove” várias
vezes. As 15 hrs a professora pediu que os alunos, de dois em dois, fossem
lavar as mãos para lanchar. Em seguida fizeram a oração e cantaram a musica “Meu
Lanchinho”. Em seguida os alunos que trouxeram lanche lancharam e depois eles
foram para o pátio, onde teve o lanche coletivo. Após o lanche coletivo foi
iniciado o recreio. As 16 hrs os alunos retornaram para a sala com a professora
e foi entregue uma atividade ( segue em anexo), onde deveria ser escrito dentro
de cada circulo o numeral que representa a quantidade de balas de cada caixa. E
as 17 hrs, como acontece todos os dias, todos os alunos da escola com seus
professores vão para o pátio e esperam os pais para busca-los.
2.5- ANÁLISE DA
OBSERVAÇÃO
Através dos
estudos e da observação relaizada , é possível ver sim que o trabalho educativo
pode criar novas condições para as crianças fazerem as suas descobertas, assim
descobrindo novos sentimentos, valores, papeis socias e costumes. Porém, na prática
não é proposto atividades as crianças que façam com que elas desenvolvam
plenamente. Assim, como afirma VASQUEZ,( 2001)
"A aproximação da realidade possibilitada pelo
Estagio Supervisionado e a Pratica da reflexão sobre essa realidade tem se dado
numa solidariedade que se propaga para os demais componentes curriculares do
curso, apesar de continuar sendo um mecanismo de ajuste legal usado para
solucionar ou acobertar a defasagem existente entre conhecimentos teóricos e
atividade pratica." (VASQUEZ, 2001,p.241)
Segundo o RCNEI,1998
"Brincar é uma das atividades fundamentais para o
desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito
cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar
determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua
imaginação." (RCNEI,1998,p.22).
Assim, durante a
semana da crinça foi possivel observar o desenvolvimento de bricadeiras, onde
as crianças poderam se fantasiar, desenvolver a imaginação e proporcionou a
socialização entre as crianças. Porém, as outras atividades desenvolvidas na
sala de aula foi trabalhada de forma cansativa e rotineira, contrapondo as
propostas do referencial. Pois segundo
o referencial, o desenvolvimento das aulas deve proporcionar que as crianças
desenvolvam uma imagem positiva de si; descubram o próprio corpo e suas
capacidades; estabeleçam vínculos afetivos com outras crianças e com
professores; respeitem as diversidades culturais; sejam motivados a manter a
curiosidade sobre os acontecimentos ao seu redor; tornem agentes
transformadores do meio social em que estão inseridos; respeitem e preservem a
natureza; tenham liberdade de se expressar transmitindo suas emoções,
sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; e utilizem as diferentes
linguagens corporais. Os conteúdos devem aparecer de forma a trabalhar as
primeiras noções matemáticas, através de jogos, brincadeiras e materiais
específicos; natureza e sociedade, através de discussões e projetos que levem o
aluno a refletir sobre suas ações quanto ao meio em que vive; linguagem oral e
escrita, onde o aluno possa manter contato com histórias e valores que devem
permear o meio infantil; movimento, a fim de trabalhar as destrezas corporais,
equilíbrio, coordenação motora ampla e fina, orientação espacial; arte, a fim
de desenvolver trabalhos com o manuseio de tintas, colagens, esculturas, etc.;
e música, que, além de ritmo, auxilia nos trabalhos corporais e de expressão.
Observei que a matemática não estava sendo trabalhada de
maneira prazerosa e lúdica, mas sim de forma cansativa. Acredito que para se
trabalhar com números, precisamos compreender que estes são símbolos que
representam graficamente uma quantidade de coisas que poderiam ser representadas
de forma mais prazeroza.
Para Lorenzato,
Ensinar
é dar condições para que o aluno construa seu próprio conhecimento. Vale
salientar a concepção de que há ensino somente quando, em decorrência dele,
houver aprendizagem. Note que é possível dar aula sem conhecer, entretanto não
é possível ensinar sem conhecer. Mas, conhecer o quê? Tanto o conteúdo
(matemática) como o modo de ensinar (didática); e ainda sabemos que ambos não
são suficientes para uma aprendizagem significativa. (2008, p.3)
Sendo assim, é imprescindível que o professor conheça a
matemática e sua didática para que ele sinta a beleza dessa disciplina e o
prazer de ensiná-la.
Em várias ocasiões os
profissionais que trabalham com a criança não levam em consideração as
dificuldades reais de aprendizagem e toda a complexidade que supõe. Muitos
profissionais estão longe de conhecer os fatores e requisitos cognitivos,
motores e psicológicos que são necessários para que se produza a aprendizagem
favorável a matemática e, por isso, não atendem a essas dimensões no processo
educativo.
Por isso, é importante que o professor perceba que pode
trabalhar a matemática na Educação Infantil sem se preocupar tanto com a
representação dos números ou com o registro no papel. Podemos pensar a
matemática a partir de uma proposta que permita à criança criar, explorar e
inventar seu próprio modo de expressão e de relação com o mundo. Tudo o que
temos que fazer é criar condições para que a matemática seja descoberta,
oferecer estímulo e estar atentos às descobertas das crianças.
O objetivo do ensino da matemática na Educação Infantil é
abordada por Duval (2003) ao comentar:
O
objetivo do ensino da matemática, em formação inicial, não é nem formar futuros
matemáticos, nem dar aos alunos instrumentos que só lhe serão eventualmente
úteis muito mais tarde, e sim contribuir para o desenvolvimento geral de suas
capacidades de raciocínio, de análise e de visualização.
Então, um dos objetivos da Educação Matemática, é
contribuir no desenvolvimento intelectual do aluno, para que ele expresse suas
competências de formular hipóteses, estabelecer relações, organizar e
interpretar dados, resolver e propor problemas, entre outras.
Em relação a Linguagem Oral e Escrita, foi observado
atividades de repetição de escrita de
palavras, assim as crianças não tinham contato com histórias infantis,
contribuindo pouco no desenvolvimento da escrita e da oralidade das crianças.
O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil
– RCNEI (1998, vol 3) ressalta a importância do manuseio de materiais, de
textos (livros, jornais, cartazes, revistas etc), pelas crianças, uma vez que
ao observar produções escritas a criança, vai conhecendo de forma gradativa as
características formais da linguagem. Isso é visível quando uma criança folheia
um livro, imite sons e faz gestos como se estivessem lendo. Entretanto no
cotidiano escolar, isso pode não ocorrer devido ao medo de que os livros se
estraguem. Porém os alunos só aprenderão a ter cuidado com os materiais, se
tiveram em contato com os mesmos. A criança só construirá conhecimento a cerca
da leitura se estiver inserida em um ambiente favorável ao letramento que a
possibilite presenciar e participar de situações de iniciação a leitura.
Maricato (2005, p.
26), afirma que “O professor que atua precisa tornar-se leitor porque as
crianças aprendem a ler com os gestos de leitura do outro”. Sendo assim, para
que as crianças tomem gosto pela leitura é preciso que o professor também seja
leitor.
3-
CONCLUSÃO
Coclui que o trabalho com a
Educação Infantil é tão apaixonante quanto sério e requer do docente conhecimento
sobre os conteúdos e metodologias para ensinar. Porém, alguns professores ainda
ensinam de maneira desvinculada da realidade dos alunos. Por isso, se torna uma
educação cansativa e sem sentido para a maioria dos alunos.
Portanto, o professor da Educação Infantil precisa ter
consciência dos processos de aquisição do conhecimento, do papel social desses
conhecimentos na formação do educando e de como esse conhecimento pode ser
adquirido.
4- REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
DUVAL, Raymond. Registros de
representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In :
MACHADO, Silvia Dias Alcântara. Aprendizagem em matemática: registros de
representação semiótica. Campinas: Papirus, 2003. p. 11-34.
EDUCAÇAO. Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil.
Brasília: MEC, 1998.
LORENZATO,
Sergio. Para aprender Matemática.
Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
MARICATO,
Adriana. O prazer da leitura se
ensina. Criança. Brasília. s/ v, n. 40, p. 18-26, set. 2005;
VASQUEZ, ADOLFO S. Filosofia da práxis. ISBN, 2007
to precisando de relatorio de observacao infantil
ResponderExcluirTbm estou precisando de relatório de observação Jardim Iii
ResponderExcluirecrrcosta@gmail.com
Estou precisando de um relatório de observação do 1 periodo e 2 periodo por favor.
ResponderExcluirPreciso de um relatório de observação Jardim 2 com 2 laudas
ResponderExcluirOla, me tirem uma dúvida, ao fazer estagio para educação infantil, qual instituição de ensino devo ir,a escola que oferta alfabetização/1º ano ou em creche? (Alunos do 0/4 anos)
ResponderExcluirMe ajudou muito na elaboração do projeto de pesquisa. Agradecida
ResponderExcluirPreciso de um relatório da educação infantil
ResponderExcluirPreciso do resultado da experiência de Estágio supervisionado
ResponderExcluir