Análise
do filme “Os Enjaulados”
Comportamentos
dos alunos
Os alunos, do filme “Os
Enjaulados”, eram indisciplinados e não se comportavam como verdadeiros alunos,
assim não obtinham nenhum conhecimento. Todavia, essa atitude desses alunos
pode ser explicada pela teoria comportamentalista, que diz que o conhecimento
provém da experiência e o que determina os processos de desenvolvimento e da
aprendizagem é o ambiente. Sobretudo, aqueles alunos estudavam em uma escola
que não desenvolvia estímulos positivos para que os alunos pudessem responder
de forma positiva. Depois, que os alunos foram enjaulados, eles recebiam
choques toda vez que agiam incorretamente, por isso como fala na teoria do
condicionamento operante, os indivíduos aprendem com as conseqüências de suas
ações. Então, como as boas ações dos alunos lhe davam benefícios, eles
continuavam agindo corretamente.
Portanto, o comportamento
humano pode ser medido, podendo ser modificado ou adquirido ao longo do tempo.
Organização da escola
A escola era mal
organizada e não tinha nenhum compromisso com a educação dos seus alunos. Deste
modo, a escola não oferecia estímulos para que os alunos se interessassem a
aprender. Pois, o ambiente, no caso a escola, é o fator primordial na
aprendizagem e no desenvolvimento humano. Porém, essa escola não estava
cumprindo sua função de transmitir conhecimentos, por isso os alunos não
aprendiam e consequentemente não desenvolviam.
Atitude dos professores
Os professores eram
acomodados com a situação, com isso não se importavam com as atitudes dos
alunos e não tomavam medidas para contê-los.
O comportamento dos
professores, segundo a teoria comportamentalista, era como uma resposta
adaptativa ao meio ambiente. Assim, eles foram se adaptando com as condições
que eram impostas pela escola e com o comportamento dos alunos rebeldes. Por
isso, os professores não faziam nada para mudar as regras da escola e o
comportamento dos alunos.
Situação possível
Para mudar o comportamento
daqueles alunos rebeldes, o professor aderiu a um meio não convencional, ou
seja, prendeu os alunos e os dava choque toda vez que eles não se comportavam
bem. Apesar de ser um método desumano, o professor conseguiu transformar os
alunos e isso só foi possível através do condicionamento imposto a eles, ou
seja, eles teriam que se comportar bem, pois ao contrario disso, eles sofreriam
conseqüências indesejáveis.
Na teoria de Pavilov diz
que o condicionamento é o fundamento de uma série de comportamentos emocionais
involuntários que se instalam mediante associações entre estímulos e respostas.
Assim, os alunos do filme recebiam estímulos, que eram o choque, a luz forte e
a música; com isso eles foram se comportando involuntariamente, devido ao
condicionamento.
Segundo a teoria de
Skinner, os indivíduos aprendem com as conseqüências de suas ações. As pessoas
tendem a repetir o comportamento satisfatório e a evitar aqueles que não trazem
satisfação. Assim, aqueles alunos não tocavam na grade, pois não trariam satisfação;
mas aprenderam que estudar traria benefícios e por isso eles continuaram a
repetir esse comportamento.
O que realmente provocou mudanças no
comportamento dos alunos
O condicionamento foi o
fator primordial da mudança do comportamento dos alunos, ou seja, eles teriam
que obedecer ao professor para conseguir benefícios.
Assim o professor usou da
punição, que como definiu Skinner, consiste na aplicação de estímulos aversivos
imediatamente após o comportamento indesejável. Por isso, os alunos
apresentavam um comportamento de esquiva, ou seja, eles procuravam obedecer as
ordens do professor para não receber os estímulos aversivos, assim como o
choque, a luz forte e a música.
Pensei ver mais um filme como os antigos sobre ensino, cada um interessante à sua maneira, porém o que me desesperava é que em Enjaulados os alunos tidos como problemáticos nem eram tão especificamente difíceis, os professores amarrados às leis caíam em embustes muito simplórios - assédio, palavrões, humilhação, etc.. - e diversas outras situações eram muito superficiais - relações entre alunos, entre estes e o professor e entre direção e professores.
ResponderExcluirMomentaneamente ocorreu algo um tanto Trash, a meu ver: tais alunos foram conduzidos pelo protagonista principal até um local ermo em que acordam nus dentro de jaulas elétricas! Algo que todo professor ou orientador até pensaria em fazer, mas realizar nunca! E dá-lhe Pavlov e estes alunos, após muitos dias de choques, humilhações e privações diversas, começam a mudar totalmente, desde o modo de pensamento até às ações propriamente ditas.
Não importa como acabe a película, nos deixa a pensar se vale a pena extrapolar determinados limites éticos, legais ou outros à custa de mudanças valorosas nos modos educacionais de nossas crianças. Sim, realmente isto nos deixa matutando: Vale a pena mandar numa criança em sala de aula se ela já é mandada fora dela? Vale a pena berrar e humilhar uma criança se ela já passa por isso fora da escola? Vale a pena massacrar um jovem se fora de sala de aula ele apanha muito de seus responsáveis? Vale a pena ensinar algo distinto à custa do nosso aluno desgostar tremendamente de nossa matéria? Fica aí mais um bom filme a ser exibido a todos e mesmo a alunos maiores.