quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Análise do filme “Os Enjaulados”

Análise do filme “Os Enjaulados”






Comportamentos dos alunos

Os alunos, do filme “Os Enjaulados”, eram indisciplinados e não se comportavam como verdadeiros alunos, assim não obtinham nenhum conhecimento. Todavia, essa atitude desses alunos pode ser explicada pela teoria comportamentalista, que diz que o conhecimento provém da experiência e o que determina os processos de desenvolvimento e da aprendizagem é o ambiente. Sobretudo, aqueles alunos estudavam em uma escola que não desenvolvia estímulos positivos para que os alunos pudessem responder de forma positiva. Depois, que os alunos foram enjaulados, eles recebiam choques toda vez que agiam incorretamente, por isso como fala na teoria do condicionamento operante, os indivíduos aprendem com as conseqüências de suas ações. Então, como as boas ações dos alunos lhe davam benefícios, eles continuavam agindo corretamente.
Portanto, o comportamento humano pode ser medido, podendo ser modificado ou adquirido ao longo do tempo.

Organização da escola

A escola era mal organizada e não tinha nenhum compromisso com a educação dos seus alunos. Deste modo, a escola não oferecia estímulos para que os alunos se interessassem a aprender. Pois, o ambiente, no caso a escola, é o fator primordial na aprendizagem e no desenvolvimento humano. Porém, essa escola não estava cumprindo sua função de transmitir conhecimentos, por isso os alunos não aprendiam e consequentemente não desenvolviam.

Atitude dos professores

Os professores eram acomodados com a situação, com isso não se importavam com as atitudes dos alunos e não tomavam medidas para contê-los.
O comportamento dos professores, segundo a teoria comportamentalista, era como uma resposta adaptativa ao meio ambiente. Assim, eles foram se adaptando com as condições que eram impostas pela escola e com o comportamento dos alunos rebeldes. Por isso, os professores não faziam nada para mudar as regras da escola e o comportamento dos alunos.


Situação possível

Para mudar o comportamento daqueles alunos rebeldes, o professor aderiu a um meio não convencional, ou seja, prendeu os alunos e os dava choque toda vez que eles não se comportavam bem. Apesar de ser um método desumano, o professor conseguiu transformar os alunos e isso só foi possível através do condicionamento imposto a eles, ou seja, eles teriam que se comportar bem, pois ao contrario disso, eles sofreriam conseqüências indesejáveis.
Na teoria de Pavilov diz que o condicionamento é o fundamento de uma série de comportamentos emocionais involuntários que se instalam mediante associações entre estímulos e respostas. Assim, os alunos do filme recebiam estímulos, que eram o choque, a luz forte e a música; com isso eles foram se comportando involuntariamente, devido ao condicionamento.
Segundo a teoria de Skinner, os indivíduos aprendem com as conseqüências de suas ações. As pessoas tendem a repetir o comportamento satisfatório e a evitar aqueles que não trazem satisfação. Assim, aqueles alunos não tocavam na grade, pois não trariam satisfação; mas aprenderam que estudar traria benefícios e por isso eles continuaram a repetir esse comportamento.  

O que realmente provocou mudanças no comportamento dos alunos

O condicionamento foi o fator primordial da mudança do comportamento dos alunos, ou seja, eles teriam que obedecer ao professor para conseguir benefícios.
Assim o professor usou da punição, que como definiu Skinner, consiste na aplicação de estímulos aversivos imediatamente após o comportamento indesejável. Por isso, os alunos apresentavam um comportamento de esquiva, ou seja, eles procuravam obedecer as ordens do professor para não receber os estímulos aversivos, assim como o choque, a luz forte e a música.  












Um comentário:

  1. Pensei ver mais um filme como os antigos sobre ensino, cada um interessante à sua maneira, porém o que me desesperava é que em Enjaulados os alunos tidos como problemáticos nem eram tão especificamente difíceis, os professores amarrados às leis caíam em embustes muito simplórios - assédio, palavrões, humilhação, etc.. - e diversas outras situações eram muito superficiais - relações entre alunos, entre estes e o professor e entre direção e professores.
    Momentaneamente ocorreu algo um tanto Trash, a meu ver: tais alunos foram conduzidos pelo protagonista principal até um local ermo em que acordam nus dentro de jaulas elétricas! Algo que todo professor ou orientador até pensaria em fazer, mas realizar nunca! E dá-lhe Pavlov e estes alunos, após muitos dias de choques, humilhações e privações diversas, começam a mudar totalmente, desde o modo de pensamento até às ações propriamente ditas.
    Não importa como acabe a película, nos deixa a pensar se vale a pena extrapolar determinados limites éticos, legais ou outros à custa de mudanças valorosas nos modos educacionais de nossas crianças. Sim, realmente isto nos deixa matutando: Vale a pena mandar numa criança em sala de aula se ela já é mandada fora dela? Vale a pena berrar e humilhar uma criança se ela já passa por isso fora da escola? Vale a pena massacrar um jovem se fora de sala de aula ele apanha muito de seus responsáveis? Vale a pena ensinar algo distinto à custa do nosso aluno desgostar tremendamente de nossa matéria? Fica aí mais um bom filme a ser exibido a todos e mesmo a alunos maiores.

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