quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

ANÁLISE DO FILME “ PRO DIA NASCER FELIZ ”








ANÁLISE DO FILME “ PRO DIA NASCER FELIZ ”



  A Educação é um elemento fundamental para a formação do homem. Não apenas a educação escolar, mas a educação no seu sentido amplo, a educação pensada num sistema geral, que implica na educação escolar, mas que não se basta nela, porque o processo educativo começa com o nascimento e termina apenas no momento da morte do ser humano.
O sistema escolar é parte integrante do processo educativo em que a aprendizagem básica é desenvolvida. É o período que os conhecimentos básicos devem ser transmitidos; normas, valores, habilidades... No mundo atual o conhecimento é uma ferramenta de sobrevivência do homem.
Assim, a educação é um direito de todos os cidadãos, garantido em lei: na Legislação Nacional e Internacional/Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, no artigo 13 rege que os Estados-partes no presente Pacto reconhecem o direito de toda pessoa à educação. Concordam em que a educação deverá visar ao pleno desenvolvimento da personalidade humana e do sentido de sua dignidade e a fortalecer o respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais. Concordam ainda que a educação deverá capacitar todas as pessoas a participar efetivamente de uma sociedade livre, favorecer a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e entre todos os grupos raciais, étnicos ou religiosos e promover as atividades das Nações Unidas em prol da manutenção da paz.. Educação que traz paz entre as nações e entre as pessoas.
Na Constituição Federal, no artigo 205, estabelece que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Educação para desenvolver o ser humano.
Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, votada em dezembro de 1996, no inciso III - O direito humano à educação, a Educação como Direito Humano é um tema novo sob o ponto de vista do seu conceito.
A literatura trata muito mais do tema da Educação para o Direito Humano e muito pouco sobre o tema da Educação como Direito Humano. Educação-humanização.
Temos expresso em lei o direito a educação ao cidadão, que através desta ele possa defender seus direitos, neste sentido o ser humano ao tomar posse do seu direito a Educação, ele possa tomar conhecimento de outros direitos. Assim poderá defender, reivindicar seus direitos a saúde, habitação, meio ambiente, participação política, etc. a educação como formadora do ser humano e sua humanização, também na defesa e constituição dos direitos econômicos, sociais e culturais. Neste sentido a educação desenvolve o ser humano integralmente. O homem torna-se ser humano, saindo de sua espécie animal, primitiva através da educação. Assim, conforme, D’ Ambrosio (1999 ) os conteúdos e métodos de educação precisam ser desenvolvidos para servir as necessidades básicas de aprendizagem dos indivíduos e da sociedade, proporcionando-lhes o poder de enfrentar seus problemas mais urgentes e permitindo que assumam seu papel por direito na construção de sociedades democráticas e no enriquecimento de sua herança cultural.

  No Brasil, nos últimos 8 anos, a Educação foi considerada uma das prioridades pelo governo federal. Muitas das responsabilidades sobre o ensino básico - o ensino infantil, o ensino fundamental e o Ensino Médio - estão nas mãos dos governos estaduais e municipais. Governo federal buscou adequar o sistema de ensino à reforma do Estado brasileiro, imposta pela conjuntura econômica internacional. Condicionado pelo impacto da hegemonia do mercado e pela contenção dos recursos públicos adotados pelo modelo neoliberal, o principal traço das ações foi o de implantar um modelo de reforma do sistema de ensino sem aumentar as despesas, procurando subordinar o sistema educativo às orientações e necessidades prioritárias da economia.
   Na lei tudo é belo, tudo perfeito, mas como mostra o filme “ Pro Dia Nascer Feliz” a realidade do currículo escolar, a realidade vivenciada pelos educandos e professores, pedagogos e demais profissionais da área  a educação, é outra. A educação é condicionada ao mercado de trabalho, ao sistema capitalista, impregnada pelas políticas neoliberais e pela hegemonia dos valores do mercado, muito pouco se veiculou sobre a educação como um direito para a formação para a cidadania, como formação geral do indivíduo. O discurso hegemônico é o de reduzir a educação como função para o desenvolvimento econômico, para o mercado de trabalho, para formar mão-de-obra. Não podemos desqualificar a importância que tem a educação como processo de preparação para o mercado, mas ele é absolutamente insuficiente para explicar todas as dimensões do que é a Educação como Direito Humano.
Percebe-se que a qualidade do ensino no país é bom somente para uma pequena parcela da população, esta pequena parcela freqüenta as escolas privadas que oferecem um nível de ensino bem estruturado, enquanto a outra grande parcela da população encontra um grande numero fora da escola e o outro restante freqüentam a escola pública. Dentre essas escolas há uma grande maioria em que o ensino se encontra em péssimas condições; falta materiais, professores capacitados, etc., estas também não dispõem de um ambiente inadequado para atender as necessidades dos educandos.
A educação torna-se exclusiva e de péssima qualidade, onde priorizam uma modalidade de ensino, deixando a desejar as outras e também pelo elevado número de alunos nas salas de aula, diminuição no tempo das aulas, precária qualificação dos professores, baixa profissionalização com baixos salários, instalações materiais inadequadas, falta de apoio de material pedagógico, formam um conjunto articulado de fatores que fizeram com que a escola pública, antes elitizada, ao se massificar passou a receber uma outra população, mais pobre, com mais dificuldades e com uma cultura escolar diversa. Os sistemas de ensino acabaram mostrando dificuldades em considerar a diversidade cultural de novos grupos sociais. O elevado número de crianças e jovens fora do sistema de ensino, acrescido do processo de retardamento da escolaridade provocado pelos elevados índices de evasão e repetência, acabam por provocar também altíssimas taxas de defasagem idade/série.
O direito a educação aos brasileiros é negado para as classes subalternas, que precisam da escola pública para “conhecer seus outros direitos” que são abafados, negados a todo instante, sem mesmo o próprio tomar consciência que é lhe de direito.
     Portanto, há muita falha no sistema educacional brasileiro, a educação no Brasil está longe de ser a ideal, pois esta necessita uma escola de qualidade com gestores e professores qualificados, o apoio familiar, políticas públicas que atendam as necessidades daquele meio, só assim irão forma indivíduos de bem e responsáveis.


Referências Bibliográficas
D’ AMROSIO, Ubiritan. A história da matemática: questões historiográficas e políticas e reflexões na educação matemática. In: BICUDO, Maria A. Viggiai (org). Pesquisa em Educação Matemática. São Paulo, Sp: Unesp,1999.

HADDAD, Sérgio. O direito à educação no Brasil – Relatoria Nacional para
o Direito Humano à Educação.  São Paulo: DHESC-Brasil, 2004.


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