ANÁLISE DO FILME "PODER ALÉM DA VIDA"
O
filme “Poder Além da Vida” conta a História de vida de Dan, um jovem atleta de
ginástica olímpica, que quer se superar, porém ele não valoriza as pessoas e a
natureza que está em sua volta, mas ele só pensa em ser um bom atleta de Ginástica,
não liga para o sentimentos dos outros, não valoriza os amigos e não tem
vontade de ter um relacionamento sério com uma garota.
Dan treinava e se dedicava
de forma exagerada à ginástica olímpica como uma possível tentativa de esconder
um conflito interno, de não viver e sofrer com as próprias questões e dúvidas.
Demonstrava uma agressividade para o mundo, ora com descontrole da raiva ora
com excessivo controle das outras emoções; como talvez uma tentativa de
esconder o medo, medo de falhar ou de não saber quem realmente era. Com isso
não percebia seus próprios limites, até mesmo físicos e Sócrates lhe lembra que
ele não levava uma vida de atleta; bebia com amigos, dormia mal, comia mal,
etc.
Além disso, Dan se apegava
a sua imagem de atleta invencível, se atinha às aparências, se sustentando em vaidade. Dessa
forma, evitava seu mundo interno, suas questões, seus limites e obrigações.
Dan buscava aprovação
externa, mas não sabia o que é dele e o que está nele; reagia ao controle dos
outros sem se questionar sobre o que fazia, como fazia e pra que fazia. Buscava
a perfeição, tentava corresponder as exigências e com isso ocultava seus
próprios conflitos internos.
Dan se revoltou contra os ensinamentos
de Sócrates e voltou aos seus hábitos anteriores, de mulheres, bebidas e
irresponsabilidades. Saiu correndo de moto e avançou um sinal vermelho e sofreu
um acidente. No acidente os ossos de sua perna se partem em pedaços e precisam
ser fixados com parafuso e fios de metal. Os médicos diziam que ele andaria com
dificuldades e não poderia voltar ao esporte. Ele se revoltou, entra em crise e
começa a se questionar sobre a vida e sobre si mesmo, voltou a falar com
Sócrates que lhe questiona mais ainda.
Dan começou a se perguntar
e se conhecer, entra em contato com as próprias questões, reflete sobre suas
atitudes, vivência seus sentimentos, se aproxima das pessoas. Sócrates o leva a
ser uma pessoa mais humilde, a conhecer o processo das coisas da vida e a se
colocar nas situações. Com força de vontade volta a andar e a treinar, quer
provar para si mesmo e para os outros que pode vencer suas limitações, porém
segue seus objetivos, sente amor pelo que faz e vive o momento, aprende a
valorizar o processo das coisas.
Finalmente, Dan se
recupera, volta a executar com precisão a ginástica olímpica, retorna ao time
da universidade, mas principalmente enfrenta e vence a si mesmo dando novo
sentido a própria vida. Disputa as eliminatórias para as olimpíadas.
Percebemos
que no decorrer do filme, Dan, tem a chance de aprender coisas novas e ter
novas possibilidades de vida, aprendendo a fazer coisas simples, porém não
acredita que isso vá mudar a sua vida. Logo após sofrer um acidente pensa que
nunca mais será atleta. Porém ele tem uma segunda oportunidade de
finalmente aprender tudo que ignorou e só assim consegue superar seus limites.
Dessa maneira, o filme
pode ser utilizado nas aulas de Educação Física, pois ele propõe uma reflexão,
partindo do principio de que a competição nem sempre é o fator mais importante,
mas a força de vontade para atingir determinado objetivo por mais inatingível
que pareça, pode ser uma arma valiosa em nossa vida, no sentido de que superar
nossas limitações é mais importante do que ganhar um troféu.
Através do filme podemos
trabalhar com o eixo temático: Ginástica, que é a modalidade praticada pelo o
personagem principal. Desenvolvendo assim, atividades que sirvam de estímulo a
um auto-conhecimento sobre o funcionamento corporal, ou da vida, como prestar
atenção nos batimentos cardíacos e na respiração durante a atividade física; promovendo
o sentimento do "consegui!", que é melhor do que constantes correções
na realização das atividades de movimento; desenvolvendo também atividades e
vivências com elementos da natureza, como árvores, água, morro, terra, para que
o aluno perceba a beleza das coisas que está a sua volta; Dessa maneira, as
atividades devem promover o desenvolvimento integral dos alunos entre os alunos, para que eles percebam que é
muito importante cuidar da saúde e do corpo, mas sem seguir estereótipos de
corpos sarados.
A competição também pode
ser saudável, mas na escola temos o privilégio de inserirmos outros tipos de
atividades utilizando a Ginástica, onde os alunos poderão aprender a respeitar
os seus limites e dos colegas, trabalhar em equipe, cooperar, usando a
criatividade, através da ludicidade, ou seja, do prazer, sem se preocupar em
ganhar ou perder, onde o mais importante é participar. Acreditamos que podemos
trabalhar através da ginástica os seguintes conceitos e objetivos:
1-)
Valorização Cultural
- Valorizar
a cultura de cada região;
- Valorizar
o aluno aproveitando suas vivências anteriores;
2-)
Diversidade
- Aprender
a valorizar os colegas, respeitando suas
limitações;
3-)
Criatividade
- Oportunizar
a utilização de materiais.
- Proporcionar
a elaboração de coreografias;
-
Proporciona prazer, alegria, beleza e estética ao mostrar algo bonito.
4-)
Interação Social
- Promover
a socialização entre o grupo e as outras pessoas;
- Proporciona
a participação de todos;
-
Proporcionar bem estar físico e mental, gerando melhor qualidade
de vida.
5-) A
ginástica como promotora de saúde, lazer e qualidade de vida
- Compreender os benefícios dos exercícios físicos na promoção da saúde e
qualidade de vida.
- Conhecer os riscos da atividade física mal orientada.
- Compreender a ginástica como possibilidade para vivência no lazer.
- Compreender a relação entre exercício físico, crescimento e postura.
- Conhecer os riscos da atividade física mal orientada.
- Compreender a ginástica como possibilidade para vivência no lazer.
- Compreender a relação entre exercício físico, crescimento e postura.
6-)
Alimentação e atividade física
-
Compreender a relação entre a alimentação e a prática de atividade física
- Compreender a importância da atividade física na prevenção e no tratamento da obesidade.
- Compreender a importância da atividade física na prevenção e no tratamento da obesidade.
Portanto, através do filme
“ Poder Além da Vida” podemos mostrar para os alunos que a Ginástica em geral
podem ser praticados por todos, não importa a idade, altura, peso,
flexibilidade. Pois, ela tem o intuito de promover o lazer, a alegria,
interação entre as pessoas, movimentar-se tendo prazer ao mesmo tempo, proporcionando
bem estar físico e mental. Proporcionando também a reflexão sobre a nossa vida,
para que possamos perceber e valorizar as pessoas e os elementos da natureza
que nos rodeia. Levando o aluno a compreender que é importante sentir o prazer
pelo que faz, e não só buscar a vitória, mas sim degustar prazerosamente cada
movimento realizado. Compreendendo o esporte de rendimento, onde predomina a
competição, regras, normas, atletas profissionais, o qual estes se tornam
escravos da mídia e da imposição de regras. Compreendendo também a inclusão/exclusão
dos sujeitos, reconhecendo as possibilidades corporais de pessoas portadoras de
necessidades especiais nas praticas esportivas. Assim, a ginástica possibilita
a compreensão de que o esporte é espaço de respeito as diferenças, de construir
relações prazerosas e desenvolver os aspectos cognitivo, afetivo e motor.
top top top parabéns!!! muito criativo e rico sua analise era bem essa visão que eu precisava ter do filme sou acadêmico e educação física e estou fazendo um trabalho !!! gostei do seu ponto de vista
ResponderExcluir